Situação de Moçambique
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Infraestruturas, precárias inconsistência no currículo e reserva de professores de qualidade fazem parte dos vários problemas que resultaram na qualidade do ensino em Moçambique.
Há um acréscimo no número de crianças com acesso ao ensino, no entanto,estudam em condições precárias. Por isso, afirma, quatro em cada 100 crianças que concluem a terceira aula sabem ler e escrever.
Isso deve-se ao rácio PROFESSOR-ALUNO.O rácio professor - aluno é muito elevado. Não é fácil dar aulas à volta de sessenta ou sete crianças e dar a mesma atenção a todas. É um número muito elevado para um e único professor.
Um outro fator que contribui para o mau ensino, são os erros encontrados nos manuais, principalmente nos livros do ensino primário. Esses erros indicam que há uma necessidade de revisão profunda dos livros que estão sendo aprovados. Porque isso vai além de uma simples correção de grafia.
Para Renato Paulo, a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino é outra questão que se deve ter em conta.
A pessoa pode estar integrada numa turma, mas não se sentir incluída, porque não participa.
Fora estes e outros desafios que interferem na qualidade do ensino em Moçambique, estão ainda como intempéries atmosféricas, que destroem escolas e obrigam ciclicamente a novos investimentos no setor.
Moçambique conta com um total de 13.337 escolas primárias e 677 escolas secundárias públicas, segundo os últimos dados do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

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