 |
|
A problemática da liderança e da gestão escolar são de extrema importância no contexto educativo moçambicano e constam da maior parte das orientações políticas para a educação deste país. Nesse sentido, o estudo desta problemática tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do sistema de ensino e aprendizagem de Moçambique, rumo ao desenvolvimento do próprio país. Deste modo, a gestão e liderança escolar constituem pilares importantes para o desenvolvimento da escola e da educação, em geral. Neste contexto torna-se importante que o diretor da escola, na qualidade de gestor e administrador escolar, saiba fazer da melhor maneira a combinação destes dois mecanismos rumo ao alcance dos objetivos educacionais. O presente trabalho de investigação pretende analisar o modo como o gestor escolar combina os mecanismos de gestão com as ações de liderança numa escola em particular e consistiu num estudo de caso de tipo exploratório onde foram aplicadas entrevistas ao diretor da escola, à diretora ajunta pedagógica, a dois professores, um funcionário administrativo e a um membro do conselho da escola no sentido de compreender as suas percepções sobre a ação do diretor da escola em termos de gestão e liderança. O enquadramento teórico irá apresentar os conceitos de gestão e de liderança, estilos de liderança e o papel do diretor como gestor escolar. Os resultados da pesquisa mostram que o diretor combina mecanismos de gestão com ações de liderança fazendo cumprir as tarefas influenciando a equipe para o trabalho e envolvendo a todos colaboradores na gestão da escola.
Cada escola deve desenvolver o seu plank de gestão escolar, com base nas diretrizes de educação vigentes. Como resultado dessa gestão, espera-se que a instituição tenha excelência no ensino; redução da inadimplência ; prevenção da evasão escolar; combater à indisciplina; manter a motivação da equipe que compõe a escola; manter os pais e alunos engajados nos projetos da escola.
A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
Dessa forma, a Equipe Gestora da escola, composta pelos Diretores, Diretores Auxiliares e Equipe Pedagógica, deve promover uma gestão pautada em princípios democráticos, articulada às Instâncias Colegiadas, visando um ensino de qualidade, com foco na organização do ambiente educativo e redução dos índices de abandono e evasão escolar.
Esse espaço tem por objetivo subsidiar a rede pública estadual de ensino, visando fomentar a promoção da participação da comunidade escolar na tomada de decisões, com valorização da autonomia e da corresponsabilidade, possibilitando à equipe gestora atuar nas dimensões pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos, articuladas aos setores da Seed.
Comentários
Enviar um comentário