Como funciona uma gestão escolar?



 Cada vez mais presente nos debates educacionais, a gestão escolar é idealizada para garantir a qualidade da educação por meio da otimização dos fluxos e das tarefas de uma instituição de ensino. Ou seja, ela funciona como um sistema de gestão que tem como foco a melhoria de resultados no processo de ensino-aprendizagem.


Em grande parte das escolas a gestão está concentrada na figura do diretor ou do mantenedor da instituição. Entretanto, o processo da gestão escolar deve ser compartilhado pela comunidade escolar, para que todos trabalhem por um mesmo objetivo em prol do ensino de qualidade.


1. Gestão escolar pedagógica

Considerada o pilar fundamental da gestão escolar – por estar ligada à atividade-fim das instituições de ensino – a gestão pedagógica é responsável por organizar todo o sistema acadêmico e está, normalmente, concentrada na figura do diretor e do coordenador pedagógico.


Todas as ações da gestão pedagógica têm foco na melhoria da didática e de outras práticas educacionais, a fim de garantir a qualidade da educação na instituição. Essa área é essencial para motivar os professores a mediarem a aprendizagem e fazer com que os alunos transformem informações em conhecimento. Afinal, o que seria da escola sem essas duas figuras?


Os gestores pedagógicos não param de estudar. Eles estão sempre em busca de novas ferramentas de ensino, como a inserção de novas tecnologias dentro da sala de aula e de novas formas de engajar alunos e professores para que o processo de ensino-aprendizagem seja eficiente.


2. Gestão escolar administrativa

Para se ter um ensino de qualidade é necessário utilizar todos os recursos disponíveis da melhor forma possível. É por esse motivo que a gestão administrativa faz parte da gestão escolar: ela tem como objetivo assegurar a manutenção do espaço físico e do patrimônio de uma instituição.


É função dessa gestão otimizar todos os recursos e integrar todos os setores da escola em prol de um único objetivo: garantir a excelência do ensino e das práticas pedagógicas. Dessa forma, todas as estratégias de atuação da gestão administrativa já devem estar presentes no Projeto Político e Pedagógico (PPP) e no Regimento Escolar da instituição.


Entre outras atribuições práticas do gestor administrativo estão: o levantamento dos materiais que devem ser comprados, a garantia do cumprimento de leis e diretrizes de ensino, além da inserção de novas tecnologias para otimizar os processos administrativos.


3. Gestão escolar financeira

O gestor financeiro, por sua vez, é encarregado de administrar o orçamento de uma instituição de ensino. O fluxo de caixa deve estar sempre bem organizado, a inadimplência deve ser controlada e a prestação de contas deve ser disponível e transparente.


No entanto, para que os gastos sejam organizados de acordo com a necessidade da instituição, a gestão financeira deve trabalhar em conjunto com a gestão administrativa.


É importante lembrar que quando está em discussão a captação de novos alunos e a manutenção dos matriculados a responsabilidade é, em geral, de todos que constituem uma escola. Mas, o acompanhamento do número de alunos e a consequente receita/despesa da instituição no ano letivo é de interesse do gestor financeiro.


Tal controle impacta em toda a estrutura do colégio, como o número de salas, de equipamentos e a quantidade de materiais.


4. Gestão de recursos humanos

Outra preocupação da gestão escolar é a gestão de recursos humanos, que tem como principal atribuição engajar os colaboradores na aplicação do projeto pedagógico e disseminar a prática dos valores institucionais.


A gestão de pessoas também cuida das novas contratações e participa ativamente do desenvolvimento dos colaboradores por meio de capacitações profissionais. Portanto, a gestão de recursos humanos é imprescindível para que os colaboradores da instituição trabalhem de forma integrada e com foco nos objetivos da instituição.


5. Gestão da comunicação

Com a organização dos fluxos da comunicação, a comunidade escolar entende seus deveres e compromissos dentro da instituição de ensino. Os pais de alunos, por exemplo, devem ser informados sempre sobre as novidades da escola, sobre as notas e sobre o desempenho – social e acadêmico – de seus filhos.


Assim como os recursos humanos, a gestão da comunicação está comprometida com o bom relacionamento da comunidade escolar.


 

6. Gestão do cotidiano escolar

A gestão do cotidiano escolar é a responsável por evidenciar a realidade da instituição de ensino, buscando otimizar os fluxos de trabalho e melhorar a qualidade da educação. O foco aqui é na efetividade do processo de ensino-aprendizagem e formação dos alunos.


Assim, a reflexão sobre o que pode ser melhorado é de extrema importância para tornar a gestão escolar mais eficiente e produtiva.


7. Gestão da tecnologia educacional

O último pilar da gestão escolar está se tornando cada vez mais essencial na realidade das instituições de ensino. A gestão da tecnologia educacional surge a partir das mudanças promovidas pela revolução tecnológica e passa a ser responsável pela inserção desses recursos de forma consciente e relevante nas  escolas.


Portanto, a gestão da tecnologia educacional se torna um “braço” da gestão que define as práticas pedagógicas mais relevantes, engaja a comunidade escolar e assegura a estrutura necessária para a implementação e utilização dos recursos tecnológicos.


Em Moçambique actualmente as escolas encontram-se em um ambiente dinâmico, competitivo, complexo e para que consigam progredir é necessário que elas tenham um processo estruturado envolvendo o planeamento, a organização, a direcção e o controle. Deste modo, ao longo do nosso trabalho faremos referência a esses quatro processos de gestão.


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